MENU
Honduras se torna o quarto país a abrir embaixada em Jerusalém
25/06/2021 15:57 em Política

Honduras transferiu oficialmente sua embaixada em Israel para Jerusalém na quinta-feira (24), com a presença do primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, e do presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández.

“O senhor é um verdadeiro amigo de Israel”, disse Bennett a Hernández pouco antes da cerimônia de inauguração no Parque Tecnológico no bairro de Malha, em Jerusalém. “Você ficará registrado nas páginas da história por ter feito uma ação corajosa e justificada pelo Estado de Israel.”

Honduras é o quarto país a abrir uma embaixada em Jerusalém, depois dos Estados Unidos, Guatemala e Kosovo.

“Esperamos continuar construindo relações sólidas entre nossos dois países”, disse Hernández no Twitter após o evento, se referindo a Jerusalém como “a capital eterna de Israel”.

Hernández observou que depois de assumir o cargo em 2014, Honduras se tornou “um dos dois países da América Latina e um dos cinco do mundo que mais se abstém das resoluções às quais Israel se opõe” na ONU.

Na manhã de quinta-feira, Israel assinou uma série de acordos de cooperação com Honduras nas áreas da agricultura, saúde, educação e inovação durante a reunião entre Bennett e Hernández.

Benjamin Netanyahu, que foi primeiro-ministro quando o acordo com Honduras foi firmado no ano passado, elogiou a inauguração da embaixada no Facebook.

“Espero que os esforços que comecei, para transferir embaixadas para Jerusalém, não terminem e outros países movam suas embaixadas para Jerusalém, a capital eterna do povo judeu por 3.000 anos”, disse Netanyahu.

O ex-primeiro-ministro não esteve na cerimônia de quinta-feira, mas se encontrou com Hernández no final do dia. O presidente de Honduras também se encontrou com o presidente de Israel, Reuven Rivlin.

“Não tenho dúvidas de que, sob sua liderança, nossas relações e a cooperação entre nós se aprofundarão”, disse Rivlin. “Em nome de todos os israelenses, agradeço por sua profunda amizade e pelo apoio do povo de Honduras a Israel.”

Fonte: Guiame

COMENTÁRIOS