MENU
Coronavírus: psicólogos evangélicos publicam “manual de sobrevivência” baseado na Bíblia
24/04/2020 15:13 em Novidades

Profissionais do campo da psicologia publicaram um guia gratuito para ajudar a navegar nos tempos da crise do Covid-19.

A iniciativa começou na Espanha nas primeiras semanas de expansão da epidemia no sul da Europa. Em pouco mais de uma semana, mais de 50 psicólogos que compartilham uma fé cristã evangélica comum produziram esse material para responder às necessidades que viam ao redor deles – na sociedade e na igreja.

“Sobrecarga de informação e desinformação não estão ajudando (…) e parece que falta discernimento para saber como andar com outras pessoas durante esse período”, afirmou o Grupo Espanhol de Psicólogos Evangélicos (GPE).

Essa associação trabalha há mais de uma década reunindo profissionais da área por meio de conferências, oficinas, etc., para pensar em como a psicologia e a Bíblia se relacionam.

Os autores acreditam que a crise do coronavírus “é hora de dar um passo atrás, pensar, lembrar, meditar, entender e fortalecer nossa fé no Deus que governa os tempos. É hora de usar adequadamente todos e cada um dos recursos que o próprio Deus colocou ao nosso alcance : desde os campos da medicina, engenharia, educação, jornalismo ou política, até o estudo do comportamento humano implícito na psicologia – tudo isso vinculado com e sujeito à Palavra que traz luz às nossas vidas e nos mostra o caminho a seguir nos momentos mais sombrios ”.

O guia de 60 páginas oferece 132 dicas práticas , todas elas vinculadas a uma passagem da Bíblia.

O conteúdo é distribuído em 10 seções. Entre os temas abordados estão “Entendendo a crise, crescendo nela”, “Usando seu tempo com sabedoria”, “Cuidando dos jovens e dos idosos” e “Se você está sofrendo”.

Na introdução do documento, publicada no site do movimento evangélico espanhol de pós-graduação, é sublinhado o exemplo de Cristo em meio ao sofrimento.

“Como seres humanos, nós cristãos não estamos isentos de experimentar todas essas coisas, bem como um certo nível de frustração, dúvida ou medo . A sombra da morte tornou-se mais tangível e mais próxima do que nunca, e isso nos assusta . O próprio Jesus experimentou muitos desses sentimentos terríveis durante Seu tempo na terra ”.

Portanto, é Cristo quem “nos mostra que podemos e devemos aprender a viver diferentemente no meio de uma crise: de uma maneira que nos permita crescer e aprofundar nossa fé em Deus , em quem confiamos para a salvação e quem está no controle de todas as situações (mesmo essa!) ”.

O guia foi publicado pela primeira vez há um mês em espanhol . A versão em inglês também já foi disponibilizada gratuitamente.

https://www.gbu-es.org/porfineslunes/wp-content/uploads/2020/04/MANUAL_GPE_ENG_v2.pdf

Fonte: Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

COMENTÁRIOS