MENU
Menos da metade dos americanos acredita em Deus sem dúvida, mas a maioria ainda ora, diz estudo
28/05/2023 21:14 em Oração

Enquanto menos da metade dos adultos nos EUA acredita em Deus sem dúvida ou frequenta serviços religiosos com frequência, a maioria, quase 80%, diz que ainda ora, mostra um novo estudo do NORC da Universidade de Chicago.

O estudo é baseado nos dados transversais de 2022 do General Social Survey, uma pesquisa bienal e nacionalmente representativa que o NORC realiza desde 1972 para rastrear “mudanças sociais e estudar a crescente complexidade da sociedade americana”, um comunicado da Universidade de disse Chicago.

“Os últimos três anos foram um período de grande provação e mudança para os Estados Unidos. Compreender como esses tempos afetaram os pensamentos, crenças e opiniões dos americanos é fundamental para entender a mudança social ”, explicou René Bautista, diretor do GSS e diretor associado de Metodologia e Ciências Sociais Quantitativas do NORC no comunicado.

De cerca de 2.336 pessoas na pesquisa que responderam a uma pergunta pedindo-lhes para descrever o que eles acreditam sobre Deus, apenas 49,6% disseram que acreditam em Deus “sem dúvidas”. Cerca de 16,4% disseram que “acreditam em Deus com dúvidas”, enquanto outros 5,4% disseram que “acreditam às vezes”. Uma parcela de 14,4% disse acreditar em um “poder superior”, enquanto 7,5% disse que “não sabe e não tem como descobrir”. A parcela de entrevistados que indicou que “não acredita” em Deus seguiu logo atrás com 6,8%.

A maioria dos adultos americanos também relatou que nunca teve uma experiência de nascer de novo, que é descrita no estudo como “um ponto de virada em sua vida quando você se comprometeu com Cristo? Cerca de 61,7% das 3.451 pessoas que responderam a esta pergunta disseram “não”, enquanto apenas 38,3% disseram que sim.

Respondendo a uma pergunta sobre se eles já tentaram encorajar alguém a acreditar em Jesus Cristo ou a aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, os resultados foram quase iguais aos resultados da pergunta sobre nascer de novo. Cerca de 61,6% dos 3.495 entrevistados disseram “não”, enquanto 38,4% disseram “sim”.

Apesar da maioria dos adultos norte-americanos serem cheios de dúvidas ou não terem fé em Deus, pouco menos de 80% relataram que ainda oram “várias vezes ao dia” a “menos de uma vez por semana”.

Quando perguntado: “Com que frequência você ora?” 29,6% de cerca de 3.501 entrevistados disseram: “várias vezes ao dia”. Outros 19,5% disseram “uma vez por dia” e 11,8% disseram “várias vezes por semana”. Cerca de 5,4% disseram “uma vez por semana”, 12,9% relataram orar “menos de uma vez por semana”, enquanto 20,9% disseram que “nunca” oram.

No início deste ano, um relatório do Survey Center on American Life destacou como a pandemia e os bloqueios do COVID-19 aceleraram as tendências existentes no declínio da frequência à igreja. Nesse estudo, cerca de 33% dos americanos relataram que nunca frequentam serviços religiosos, em comparação com cerca de 25% que relataram isso antes da pandemia, e as descobertas do NORC são semelhantes.

Das 3.509 pessoas que responderam à pergunta sobre se frequentam serviços religiosos, 32,7% afirmaram nunca frequentar. Outros 11,9% relataram frequentar, “menos de uma vez por ano; 13,2% disseram “uma ou duas vezes por ano”; 9,9% disseram “várias vezes ao ano”, enquanto 4,5% relataram frequentar serviços religiosos “cerca de uma vez por mês”.

Uma pequena parcela dos entrevistados trabalhou arduamente para manter sua conexão com seus centros religiosos. Cerca de 4,2% relataram frequentar os serviços várias vezes por semana; 12,6% afirmaram frequentar semanalmente; 5,3% disseram que frequentavam “quase todas as semanas”, enquanto 5,7% disseram que frequentavam serviços religiosos “2 a 3 vezes por mês”.

Fonte: Folha Gospel com informações de The Christian Post

COMENTÁRIOS