MENU
Texas aprova capelães em escolas para combater crise de saúde mental
13/05/2023 16:24 em Sociedade

O Texas aprovou uma lei que permite capelães em escolas públicas para ajudar a combater a crise de saúde mental entre os estudantes. Na terça-feira (9), a Câmara do Texas aprovou a medida, graças a maioria conservadora.

Em entrevista ao The Dallas Morning News, o deputado estadual Cole Hefner explicou que o objetivo do projeto é dar aos distritos escolares "todas as ferramentas que pudermos" para combater problemas de saúde mental e outras crises.

Segundo o The Dallas, o Texas enfrenta uma escassez de profissionais de saúde mental para atuar nas escolas.

A Associação Americana de Conselheiros Escolares recomenda uma proporção de 250 alunos para cada conselheiro. No estado texano, há 392 estudantes para um conselheiro escolar.

Conforme a nova lei, todos os capelães contratados deverão ser aprovados pelos conselheiros das escolas onde atuarão. Os antecedentes criminais serão verificados e candidatos com histórico de crimes sexuais não serão aceitos.

Também será necessário ter treinamento de capelania comprovado por uma organização reconhecida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, pelo Bureau Federal de Prisões ou pelo Departamento de Justiça Criminal do Texas.

Durante o debate sobre o projeto na Câmara, os deputados democratas tentaram aprovar uma emenda para exigir o consentimento dos pais e que as escolas ofereçam um capelão de cada denominação. No entanto, a emenda foi rejeitada.

O deputado Hefner argumentou que pessoas de qualquer crença podem atuar como capelães e que o propósito não é converter os alunos a nenhuma religião.

"Isso é apenas para ajudar a complementar nossos conselheiros, que estão trabalhando muito", afirmou.

Críticas ao projeto

Os críticos da medida acusaram o projeto de promover o proselitismo e disseram que levará influência cristã às escolas públicas. 

“Isso certamente está se movendo em direção a uma fé preferida no Texas, que é algo profundamente preocupante”, protestou Joshua Houston, diretor de defesa do grupo inter-religioso Texas Impact, ao The Morning News.

Durante o debate do projeto no mês passado, Rocky Malloy, CEO da Associação Nacional de Capelães Escolares, respondeu a essas críticas, conforme o Religion News Service.

“Os capelães operam de acordo com as crenças e convicções de um indivíduo – eles não estão trabalhando para converter as pessoas à religião”, observou Rocky.

Ele acrescentou que o projeto de lei vai aumentar a segurança escolar e não interferirá nas crenças dos estudantes.

O Texas também aprovou a exposição dos '10 mandamentos' em escolas e um tempo reservado para os alunos orarem e lerem textos religiosos.

Fonte: Guiame com informações de The Dallas Morning News e CBN News

COMENTÁRIOS