MENU
Um terço dos americanos parou de ir à igreja, segundo pesquisa
09/01/2023 15:59 em Igreja

Um estudo intitulado “Fé após a pandemia: como a Covid-19 mudou a religião americana”, conduzido pela Pesquisa sobre a vida americana, concluiu que a participação religiosa de milhões de americanos foi interrompida.

Um projeto do American Enterprise Institute, o estudo aponta os bloqueios realizados na pandemia como o principal motivo para interrupções da frequência dos americanos à igreja.

Segundo a pesquisa, no verão de 2020, apenas 13% dos americanos relataram frequentar cultos presenciais, que aumentaram para 27% na primavera de 2022. Mas acrescenta que aas taxas de frequência ao culto ainda eram menores do que antes da pandemia e dos bloqueios anteriores.

Neste último período em 2022, 33% dos americanos relataram que nunca frequentam cultos, em comparação com 25% que relataram isso antes da pandemia. A pesquisa também esclarece que apenas alguns entre os americanos mais engajados religiosamente fazem parte desse grupo.

Grupos

Entre os grupos que apresentaram as maiores quedas de frequência, entre adultos com menos de 50 anos, estão as pessoas com diploma universitário ou menos, católicos hispânicos, protestantes negros e protestantes brancos tradicionais, explica.

No entanto, os maiores aumentos de frequência durante esses dois períodos foram observados entre adultos de 30 a 49 anos, adultos com menos de um diploma universitário e protestantes negros.

No grupo dos mais propensos a comparecer do que outros em ambos os períodos estão os conservadores, os adultos com 50 anos ou mais, além de mulheres, indivíduos casados ​​e aqueles com diploma universitário.

“Grande parte desse declínio no comparecimento foi devido à abstenção total das pessoas do culto”, diz a pesquisa.

O estudo acrescentou que nacionalmente, a identidade religiosa entre os adultos americanos permaneceu amplamente consistente durante a pandemia, com evidências mínimas de mudança religiosa durante esse período.

Enquanto 19% dos adultos mudaram sua identificação religiosa durante a pandemia, incluindo 6% que não eram afiliados antes da pandemia, mas relataram uma identidade religiosa na primavera de 2022, 5% que relataram uma religião antes da pandemia não eram afiliados na primavera de 2022.

Estudos anteriores

A edição de agosto passado do relatório "State of the Bible: USA 2022" da American Bible Society descobriu que 40% dos adultos da Geração Z com 18 anos ou mais frequentavam a igreja "principalmente online" e mais velho.

No entanto, o relatório sugere que entre a Geração Z e os millennials que assumiram um compromisso significativo com Jesus, cerca de 66% não frequentam a igreja pessoalmente ou online pelo menos uma vez por mês.

Em novembro passado, a Lifeway Research divulgou os resultados de uma pesquisa por telefone com 1.000 pastores realizada de 6 a 30 de setembro de 2022, que mostrou que, enquanto as igrejas estavam retomando a maioria de seus cultos presenciais, em média, a frequência às suas igrejas em agosto de 2022 foi de 85% de seus níveis de frequência aos domingos em janeiro de 2020.

Ainda assim, esses níveis de frequência foram os mais altos em mais de dois anos.

Números subindo

A igreja média relatou aumento em sua frequência presencial pré-pandêmica em setembro de 2020, que chegou a 63%. Em agosto de 2021, esse número subiu para 73% e saltou outros 12 pontos em 2022, apontou o estudo.

“Embora haja um punhado de exceções, podemos dizer definitivamente que as igrejas nos EUA reabriram”, disse o diretor executivo da Lifeway Research, Scott McConnell, em um comunicado na época.

“Embora as máscaras tenham começado a desaparecer rapidamente em muitos ambientes em 2022, os fiéis não reapareceram tão rápido”.

O Pew Research Center  divulgou, em março passado, um relatório mostrando que a porcentagem de americanos que disseram ter participado de serviços religiosos no mês anterior se estabilizou. Isso aconteceu à medida que mais igrejas e locais de culto suspenderam várias restrições de reuniões e precauções de segurança pela Covid-19.

Sam Rainer, presidente da Church Answers e pastor da  West Bradenton Baptist Church  na Flórida, disse ao The Christian Post na época que acreditava que “há momentos e épocas na vida da igreja em que um platô não é um lugar ruim para ser."

“Se você está se mantendo com o público agora, se está estável no público, vejo isso como uma vitória porque tem sido mais difícil atrair novas pessoas durante esta temporada”, disse Rainer.

Fonte: Guiame com informações de The Christian Post

COMENTÁRIOS