Frequência à igreja está em 85% dos níveis pré-pandemia, diz pesquisa: muitos ‘não retornaram’
13/11/2022 15:00 em Igreja

As portas das igrejas americanas estão abertas novamente, embora seus números de participação não tenham voltado aos níveis pré-pandemia, de acordo com uma nova pesquisa da Lifeway Research.

A pesquisa de pastores protestantes descobriu que as igrejas em agosto de 2022 estavam, em média, com 85% de seus níveis de participação nos cultos em comparação com janeiro de 2020. A pandemia do COVID-19 se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos em março de 2020, levando muitas congregações a fechar.

Os 85% são uma melhoria em relação a agosto de 2021, quando a média de atendimento foi de 73%, em relação a janeiro de 2020. As portas das igrejas americanas estão abertas novamente, porém, os números de participação não voltou aos níveis pré-pandemia. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (9).

Enquanto isso, quase 100% dos pastores protestantes dizem que suas igrejas estão abertas para cultos presenciais, de acordo com a pesquisa. Em agosto de 2021, era de 98%.

“Embora haja um punhado de exceções, podemos dizer definitivamente que as igrejas nos EUA reabriram”, disse Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research. “Enquanto as máscaras começaram a desaparecer rapidamente em muitos ambientes em 2022, os fiéis não reapareceram tão rápido.”

Menos frequência

McConnell supôs que alguns cristãos frequentam a igreja com menos frequência do que antes da pandemia. Uma pesquisa separada da Lifeway deste ano descobriu que 34% dos cristãos disseram que frequentavam o culto quatro ou mais vezes por mês antes da pandemia. Apenas 26% dos cristãos em abril de 2022 responderam dessa maneira. No mesmo período, a porcentagem de cristãos que dizem frequentar a igreja menos de uma vez por mês cresceu de 36% para 43%.

“Embora alguns fiéis pré-COVID não tenham retornado à igreja, grande parte do declínio na frequência é de pessoas que frequentam com menos frequência”, disse McConnell.

Diferentes igrejas, disse ele, estão “tendo experiências diferentes”.

“Mais de um terço está com 90% ou mais de atendimento pré-pandemia”, disse McConnell. “Mais de um terço está preso com menos de 70% de seu pessoal em um domingo típico. E, pouco menos de um terço está entre 70% e menos de 90% participando.”

Fonte: Comunhão e Christian Headlines

COMENTÁRIOS