Igreja adiciona “Domingo Per Capita” para conscientizar sobre ofertas
13/01/2022 15:33 em Igreja

Na esperança de promover uma melhor compreensão de seu sistema de financiamento entre as congregações, a Igreja Presbiteriana (EUA) adicionou uma observação chamada “Domingo Per Capita” ao seu calendário, anunciando que o primeiro “Domingo per capita” será realizado em 23 de janeiro.

De acordo com The Christian Post, “Per capita” é o termo usado para descrever o sistema pelo qual o funcionamento interno da denominação é financiado, como suas agências e o Escritório da Assembleia Geral.

Kate Duffert, ligado a Assembleia Geral da denominação, diz que a observância foi criada para ajudar os membros a perceber o significado teológico do sistema de financiamento.

“Nos últimos anos, funcionários e voluntários do PCUSA notaram que nossa conversa em torno per capita foi centrada na praticidade de quais fundos per capita e os métodos pelos quais ele é coletado”, disse Duffert.

No entanto, segundo ela, per capita está enraizada em um conjunto de valores e princípios teológicos que todos são chamados a participar da igreja, que as congregações são chamadas a se unirem.

O dia 23 de janeiro foi selecionado para o primeiro domingo em que o tema será tratado, porque é por volta do tempo que muitas congregações estão finalizando seus orçamentos anuais. Também cai no dia no Lecionário Comum Revisado que se centra na passagem de 1 Coríntios 12 sobre a Igreja ser um corpo mas muitas partes.

Duffert afirma que a criação do Domingo Per Capita permitiu a criação de mais materiais que permitam às congregações explorar esse chamado durante a adoração. William McConnell, conselheiro de engajamento da missão do PCUSA, vê isso como uma boa maneira de compartilhar informações e responder a questões sobre esse sistema

Segundo McConnell, isso representa um esforço para levantar o conceito profundamente teológico de responsabilidade compartilhada e apoio para as coisas que a igreja faz em conjunto.

Fonte: Gospel Prime

COMENTÁRIOS