MENU
Evangelismo não é prioridade nas igrejas canadenses, aponta pesquisa entre pastores
13/10/2021 15:50 em Igreja

Uma pesquisa recente conduzida pelo Alpha Canada e o Flourishing Congregations Institute diz que 65% dos líderes da igreja dizem que o evangelismo não tem sido uma prioridade para suas congregações nos últimos anos. Cinquenta e cinco por cento dizem que suas congregações não equipam os cristãos para compartilhar sua fé.

Shaila Visser, diretora nacional da Alpha Canada, disse que ficou surpresa com os números porque ela vê tantas oportunidades para os cristãos compartilharem sua fé. A pandemia, em particular, fez com que as pessoas fizessem perguntas significativas sobre o significado e o propósito de suas vidas.

“A oportunidade diante da igreja no Canadá é conhecê-los e fazer suas perguntas com a pessoa de Jesus”, disse ela, “para mostrar a eles que Jesus é muito bom”.

A pesquisa perguntou aos líderes canadenses de todas as denominações cristãs: "Conforme você pensa sobre sua congregação / paróquia local nos últimos anos, até que ponto você diria que sua congregação / paróquia deu prioridade (ou não) ao evangelismo?".

Mais de 2.700 líderes religiosos responderam entre maio e julho de 2021.

Cerca de 20% disseram que o evangelismo era uma preocupação moderada. Apenas 9% disseram que era uma alta prioridade para os membros de sua congregação compartilhar sua fé.

Tendência generalizada

Os entrevistados incluíram alguns líderes da Igreja Unida do Canadá e pouco mais de 20% da Igreja Católica Romana. A maioria, entretanto, veio de tradições evangélicas, incluindo líderes de igrejas batistas, igrejas pentecostais, a Aliança Cristã e Missionária, a Igreja Evangélica Livre, a Igreja do Nazareno, a Igreja Quadrangular e o Exército de Salvação. A tendência de não enfatizar o evangelismo parece ser generalizada.

Steven Jones, presidente da Fellowship of Evangelical Baptist Churches no Canadá, disse que estava “profundamente preocupado” com os números. Ele observa que eles refletem o declínio contínuo do cristianismo evangélico no Canadá.

Historicamente, cerca de 10% dos canadenses se consideram evangélicos. Hoje, de acordo com o censo quadrienal da Evangelical Fellowship of Canada, apenas 6% dos canadenses são evangélicos. Estes são os números mais baixos já registrados.

O cristianismo tem sido cada vez mais visto sob uma luz negativa na cultura canadense secular, particularmente após os escândalos de abuso sexual e a luz sendo lançada sobre o papel que as igrejas desempenharam por décadas em escolas residenciais para indígenas no Canadá. Dezenas de igrejas foram pintadas com spray, vandalizadas e queimadas após a descoberta de valas comuns em várias escolas residenciais neste verão.

Essa visão negativa foi claramente vista nas respostas à pesquisa Alpha. O desafio número um ao evangelismo, disseram os líderes, foi "o antagonismo percebido em relação aos valores cristãos e à igreja cristã".

Secularismo

De acordo com David Koop, pastor da Coastal Church, uma grande congregação urbana em Vancouver, British Columbia, muitos cristãos mais jovens aceitaram as críticas canadenses seculares à fé.

“A próxima geração tem uma narrativa realmente diferente que eles estão ouvindo”, disse ele.

Porque a sociedade secular vê a igreja como um problema, disse ele, muitos cristãos parecem se esquivar de compartilhar sua fé. No mínimo, eles são mais avessos aos métodos tradicionais de evangelismo. Durante grande parte do século 20, evangelismo significava distribuir folhetos ou bater na porta das pessoas. Hoje, disse Koop, há mais ênfase nos relacionamentos e em mostrar às pessoas como você vive sua fé.

Quando os participantes da pesquisa foram solicitados a listar os três métodos mais comuns de evangelismo incentivados entre sua congregação / paróquia, a resposta mais comum foi "mostrar a fé por meio de suas ações".

De certa forma, Koop acha que é uma mudança positiva.

“Acho que a maneira mais eficaz ainda é fazer o que Jesus disse em Lucas 10”, disse Koop. “Vá para as casas das pessoas. Conheça-os. Viva em um relacionamento comunitário. Ore por eles."

Ele descobriu que a pandemia criou barreiras nesse esforço com muitas igrejas olhando para dentro em vez de se concentrar no evangelismo.

“Há um cansaço”, disse ele. “Há uma sensação de que preciso manter minhas próprias cercas consertadas e permanecer forte.”

Jeff Eastwood, que vive e pastoreia uma igreja no extremo oposto do país em Charlottetown, Ilha do Príncipe Eduardo, vê a mesma coisa. Amplas mudanças culturais tornaram mais difícil falar sobre fé quando a retórica antirreligiosa é abundante.

“Quando a maioria - ou parece que a maioria - está concordando com essa ideologia, fica mais difícil para os cristãos falarem sobre isso, especialmente de uma forma diferenciada”, disse Eastwood, que pastoreia a Grace Baptist Church.

Relacionamentos

Eastwood incentiva os cristãos a fazerem o que Jesus fez, e se conectar com as pessoas onde elas estão, envolvendo-as e falando sobre suas situações específicas.

“O melhor evangelismo vem de relacionamentos”, disse ele.

A pesquisa foi feita durante bloqueios generalizados no Canadá por causa da pandemia. Os líderes cristãos dizem que não têm certeza do efeito que Covid-19 teve no evangelismo.

Isso pode ter exacerbado o problema e dificultado o evangelismo. O alcance tornou-se mais difícil, com reuniões proibidas e muitas pessoas limitando o contato a uma pequena “bolha” de pessoas. A igreja de Eastwood, por exemplo, teve que cancelar seu Estudo Bíblico de Férias.

Além disso, os líderes da igreja que já estavam trabalhando o máximo que podiam, ficaram sobrecarregados tentando se adaptar às mudanças nas condições. Tornou-se mais fácil para as igrejas se concentrarem em si mesmas e não na comunidade em geral.

“A Covid deu uma ótima desculpa para ser muito egoísta”, disse Vijay Krishnan, que pastoreia a The Well, uma igreja nos subúrbios de Toronto.

Perseguição para espalhar o Evangelho

Krishnan acredita que essa tendência é algo contra o qual os crentes têm lutado desde o período do Novo Testamento. A igreja primitiva se contentou em ficar em Jerusalém, em vez de cumprir a Grande Comissão. Foi preciso perseguição, disse ele, para espalhá-los até os confins do mundo, como Jesus ordenara.

Ao mesmo tempo, disse Krishnan, a pandemia criou oportunidades para as pessoas serem mais abertas sobre suas lutas. A maioria das pessoas foi afetada de alguma forma pela pandemia, e essa experiência cultural compartilhada pode abrir portas para falar sobre assuntos mais pessoais.

Quando as pessoas compartilham suas lutas, ele não apenas diz que orará por elas, mas ora por elas no momento.

“É como se você os estivesse convidando para um encontro espiritual com um Deus que você conhece”, disse Krishnan.

Visser também teve oportunidades de orar com as pessoas por causa do Covid-19.

“O que isso proporciona é um encontro entre duas pessoas com Deus no meio, independentemente do que elas acreditam”, disse ela.

A melhor maneira de compartilhar sua fé é ouvir as pessoas, disse ela, e então "correr em direção à sua dor e encontrá-los na bagunça ou na beleza de suas vidas".

Em uma época em que muitos sofrem de solidão, oferecer oportunidades para interação humana pode ser uma forma poderosa de evangelismo.

“O mundo anseia por uma conexão pessoal em torno de conversas significativas, e convidá-los a espaços onde possam ter essa conexão e encontrar Deus é cada vez mais importante”, disse Visser. “É mais importante do que era antes da pandemia.”

Oportunidades online

Em uma pandemia, porém, isso pode significar ficar online. Visser executou um programa Alpha no Zoom para amigos espalhados por todo o Canadá. Ela disse que provavelmente não teria feito isso antes do Covid-19.

“Nunca nos encontramos pessoalmente como um grupo e formamos algumas das mais profundas e maravilhosas oportunidades de apoio à comunidade que você poderia imaginar”, disse ela. “Tudo com zoom.”

Jones disse que muitas igrejas evangélicas estão abraçando oportunidades online e procurando por oportunidades que não teriam antes.

“Eu acho que todas as nossas igrejas precisam ser transmitidas ao vivo porque estamos alcançando pessoas que nunca entrariam pela porta de uma igreja ou instalação, mas irão para o seu site”, disse ele. “É um bom primeiro lugar.”

E a necessidade é urgente. Os canadenses estão em busca de significado e propósito, lutando contra a solidão e lidando com as tragédias trazidas pelo Covid-19.

“As pessoas estão sofrendo e estão confusas”, disse Eastwood. “Temos a oportunidade de falar sobre isso de uma forma real.”

Fonte: Guiame

COMENTÁRIOS