Fiéis doam US$ 700 mil para reconstruir igreja queimada em onda de incêndios criminosos
24/08/2021 16:17 em Igreja

Uma congregação ortodoxa no Canadá, cujo prédio da igreja foi destruído em uma aparente onda de incêndios criminosos, levantou US$ 700 mil para reconstruir o prédio queimado, localizado em British Columbia, a cerca de 38 quilômetros de Vancouver.

“Acordei com várias ligações perdidas e mensagens de texto em meu telefone na manhã de 19 de julho, todas relacionadas ao incêndio na igreja”, disse Steven Faltas, porta-voz da igreja ao The Christian Post.

“Corri para o local para encontrar a igreja ainda envolta em chamas, com os bombeiros ainda tentando apagar o fogo nas últimas áreas remanescentes que ainda estavam de pé. Eles fecharam a rua com quatro a cinco caminhões de bombeiros, todos apagando as chamas com água, mas era óbvio que o estrago já estava feito”, disse.

Desde então, a congregação tem cultuado na vizinha Igreja Ortodoxa de Surrey de São José The Damascene Antioquia, enquanto ainda procura um local apropriado para fazer a escola dominical para as aproximadamente 200 crianças da igreja.

70 anos de história

“Este prédio de quase 70 anos era muito mais do que apenas um prédio”, declarou a igreja em sua campanha de reconstrução. “Nossa Igreja reuniu uma congregação diversa de crentes ortodoxos coptas, eritreus, etíopes, iraquianos e libaneses.”

“Embora estejamos gratos a todos aqueles que estendem a mão e oferecem suas igrejas como um local temporário onde nossos cultos podem continuar a ser realizados, mantemos a firme convicção de que nosso Senhor Jesus Cristo irá 'restaurar suas ruínas e reconstruí-las conforme costumava ser”, disse citando Amós 9:11.

Ao descrever a quantia como uma "grande bênção", Faltas advertiu que "ainda está muito longe dos milhões de que precisaremos se quisermos reconstruir o que tínhamos".

“O prédio era muito antigo, mas bastante grande, e oferecia espaço para mais de 400 famílias que compareciam a uma variedade de serviços regulares oferecidos quase todas as noites da semana”, disse ele.

“Temos seguro, mas dada a antiguidade e o valor do edifício, o valor que será coberto será muito inferior ao que nos custará a reconstrução. Portanto, estamos pedindo a todos e todos que podem contribuir para nossos esforços de reconstrução. Apreciaríamos muito”, declarou.

Incêndios criminosos

Logo após a notícia das descobertas, ocorreu uma onda de incêndios criminosos em igrejas, principalmente centrados em igrejas localizadas nas províncias ocidentais e em território indígena.

Faltas observou que St. George nunca esteve envolvido no programa de residências escolares, acrescentando que “seria uma tremenda tragédia se a igreja tivesse sido incendiada como retribuição pela farsa que ocorreu nessas escolas residenciais há muitos anos”

De acordo com o porta-voz, a igreja sofreu uma tentativa de incêndio criminoso por parte de um desconhecido cinco dias antes. O ataque à sua igreja “confirma que nenhum local de culto é atualmente seguro no Canadá”, acrescentou Faltas.

“Os locais de culto estão atualmente sob ataque nacional e continuarão a ser até que haja uma solução política para a narrativa”, continuou ele.

“Instamos o governo canadense a investir o dinheiro e os esforços necessários para garantir que os locais de culto e seus fiéis [estejam] seguros e para ajudar no processo de reconstrução”, declarou.

Fonte: Guiame

COMENTÁRIOS